Doenças Mentais

Depressão

A depressão é a doença mental mais comum na atualidade. De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030, a depressão será a primeira doença de maior impacto global.

Qualquer pessoa pode ser afetada pela depressão, independente de etnia, idade, classe social e sexo. No entanto, sabe-se que as mulheres são 2 vezes mais acometidas pela doença durante o período reprodutivo, ou seja, entre a menarca (primeira menstruação) e a menopausa.

Os principais sintomas são tristeza, crises de choro frequentes, desânimo, perda do prazer (anedonia), sentimentos de culpa e inutilidade, alterações do sono e do apetite, isolamento social, fadiga. Em casos mais graves, é comum a presença de pensamentos suicidas. Esses sintomas são graves o suficiente para prejudicar a vida do indivíduo. A pessoa passa a não render como antes no trabalho e nos estudos, para de fazer atividades que antes lhes davam prazer, se isola da família e dos amigos.

Assim, depressão não é sinônimo de tristeza. Tristeza é um sentimento humano que acomete todos nós. Geralmente desencadeado por algum evento, como morte de entes queridos, desemprego, separações; mas que não prejudica o nosso dia-a-dia.

A depressão tem tratamento! Procure um psiquiatra!